1ª Habilitação

Quer tirar carteira
de motorista?

Veja como tirar Carteira de Motorista

Tirar a sua carteira de motorista não é um bicho de sete cabeças. Uma habilitação abre muitas portas e nós listamos aqui passo a passo tudo o que você precisa saber para tirar sua carteira de motorista  segundo o DETRAN – MG.

O interessado em obter a primeira habilitação, deve ser aprovado em exame psicológico e de aptidão física e mental, conhecimento de legislação de trânsito e exame prático de direção veicular.

Os pré-requisitos necessários para iniciar o processo de obtenção da Carteira de Motorista, são:

Pré-Requisitos

Ter 18 anos completos

Saber ler e escrever

Documento de identidade atualizado

Cadastro de Pessoa Física (CPF)

Comprovante de residência

Etapas para tirar Carteira de Motorista

1ª Etapa - Inscrição

   O interessado à obtenção da Permissão para Dirigir (PPD) deverá preencher o formulário de inscrição inicial que pode ser feito em um Centro de Formação de Condutores (CFC).

2ª Etapa - Exames

   O exame médico e o psicotécnico podem ser agendados na CFC (Centro de formação de condutores) ou pelo telefone da MPTRAN (35) 3435-3785. A taxa dos exames médico e psicotécnico, devem ser pagas na clínica, em dinheiro, no dia do exame (Veja os valores). Ainda na clínica, será tirada a foto do candidato, que constará na Permissão para Dirigir (PPD) e posteriormente, na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O resultado dos exames é informado no mesmo dia ao candidato, assim como o motivo de reprovação, caso aconteça. Se considerado apto, o candidato poderá escolher um Centro de Formação de Condutores (CFC) credenciado pelo Detran-MG, para iniciar as aulas de legislação.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

  • Carteira de Identidade (Original)
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF)
  • Comprovante de endereço recente* (Original)

*O comprovante de endereço deverá estar em nome do próprio interessado ou parente próximo (cônjuge, pais, irmãos e filhos) e mediante apresentação de documento original que comprove o parentesco ou estado civil. Caso o condutor não possua comprovante de endereço em seu nome e nem no nome das pessoas anteriormente descritas, é necessário levar, além do comprovante de endereço, declaração de residência (original) constando nome completo do condutor, número da Carteira de Identidade (CI), endereço atual e assinatura.

3ª Etapa - Curso Teórico Técnico

   O Curso Teórico Técnico (Curso de Legislação) é obrigatório e o candidato deverá cursar no mínimo 45 horas/aula sobre a legislação de trânsito. Para acesso do candidato às aulas, cada CFC conta com o controle de acesso biométrico. Após o término do curso, o candidato deve efetuar o pagamento do DAE da Prova de Legislação e fazer o agendamento do exame.

4ª Etapa - Prova de Legislação

   O agendamento da data da prova, assim como a emissão do DAE, poderão ser feitos pelo candidato no site do Detran-MG ou em um Centro de Formação de Condutores (CFC). Será emitido um comprovante de agendamento contendo dia, horário e local em que o exame será realizado. O candidato poderá escolher dia, local e turno de realização da prova, mas não o horário. Para ser aprovado no exame de Legislação, a pontuação do candidato deve ser igual ou superior a 21 pontos. É possível consultar o resultado no site do Detran-MG.

AGENDAMENTOS:

  • Cancelar agendamento: Caso o candidato deseje mudar a data da prova, deverá comparecer ao Detran/Ciretran e solicitar o cancelamento em até 48hs úteis antes da data da prova.
  • Reagendamento: O candidato poderá agendar uma nova data para fazer a prova, 24h após o cancelamento. O reagendamento pode ser feito pelo site.
  • Candidato reprovado: Se reprovado, o candidato poderá realizar novo exame após 15 dias. A remarcação poderá ser feita a partir de 2 dias úteis da reprovação, mediante o pagamento de novo Documento de Arrecadação Estadual (DAE).
  • Candidato ausente: O candidato que não comparecer à Prova de Legislação, pode marcar um novo exame, após o pagamento de novo DAE.

Outras Informações

Emissão do DAE - Permissão para Dirigir